A Geo XXI foi a empresa seleccionada pela Direcção Geral do Território (DGT) para elaborar o PRGP – AM, a desenvolver no território de Alva e Mondego, que abrange parte das freguesias dos municípios de Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua. Este PRGP faz parte do lote restrito de 5 PRGP, dentro dos 20 que estão previstos para o Continente.
Trata-se de instrumentos pioneiros e inovadores que têm em vista a programação estratégica da paisagem rural nos territórios mais vulneráveis aos incêndios rurais. O principal objectivo será estabelecer orientações estratégicas de alteração do quadro paisagístico deste território, através de actividades agro-florestais mais sustentáveis que reduzam os factores de perigo de incêndio e o aumento da resiliência, a promoção de serviços dos ecossistemas e a revitalização socioeconómica destes territórios. Directrizes que serão incorporadas em instrumentos planificadores ou operativos, como as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) ou as Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP). Todo o exercício metodológico será orientado pelas diferentes estratégias de desenvolvimento territorial e objectivos estratégicos nacionais e internacionais conducentes ao alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos na Agenda 2030, num quadro de valorização dos recursos endógenos e do fomento da governança local.
Endereçamos os agradecimento à DGT e esperamos que o nosso trabalho atinja todos os objectivos pretendidos e uma confiança renovada.
Contamos dar notícias em breve.