A governança territorial pode ser traduzida pelo envolvimento dos múltiplos atores públicos, privados e associativos em projetos de interesse comum que fomentam o desenvolvimento de base local (Ferrão, 2012). Entre esses projetos, aponta-se, por exemplo, a criação de polos empresariais, ou o associativismo e o cooperativismo comunitário, que no geral visam resolver problemáticas locais comuns a vários interessados (Reis, 2024).
A Governação, que pode ser traduzida pela arte de conduzir as políticas de gestão e desenvolvimento, nos diferentes níveis administrativos, designadamente pelas autarquias locais, pressupõe nos dias de hoje que esta esteja alinhada não só com os princípios da eficiência, eficácia e economia mas também com o paradigma do desenvolvimento sustentável e com uma governação participativa (Geo21, 2024).
A Geo21, através do apoio à construção de estratégias eficazes e participadas, pode ser um aliado valioso não só para melhorar a governança local, fortalecer a participação cidadã e garantir um desenvolvimento harmonioso a partir de cada uma das comunidades, como para apoiar os governos locais na melhoria do seu desempenho, transparência e informação, assim como no planeamento do desenvolvimento, na criação de infraestruturas e equipamentos que visem a coesão territorial.
Processo desenvolvido num espirito democrático e cooperativo que envolveu quatro fases complementares: a primeira para definir o modelo de entidade de gestão para a AIGP; a segunda para constituir a entidade associativa/cooperativa, após decidido o caminho de UGF; a terceira para criar e designar a entidade gestora da AIGP-CVM, incluindo o estabelecimento de protocolo com a CMM; e a quarta para reconhecer a entidade gestora como UGF.
A Geo21 esteve presente na criação da ADLCS – Associação de Desenvolvimento Local Caramulo Sentido ADL. A criação desta associação tem como principal objetivo aplicar uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de uma estratégia de desenvolvimento local, que proporcione o aumento da representatividade sobre os instrumentos que podem ser desenvolvidos no sentido da criação de valor e capacidade de investimento para o desenvolvimento deste território.