É com grande satisfação que anunciamos a conclusão e apresentação do Plano Estratégico Terras do Infante 2030. Este plano, que contou com o nosso apoio técnico especializado da Geo21- Consultores de desenvolvimento territorial, tem como objetivo posicionar as Terras do Infante como um dos territórios mais sustentáveis, atrativos e inclusivos de Portugal.
Direcionado às comunidades que englobam os municípios de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur, este plano representa um marco significativo em direção a um futuro mais próspero, equitativo e coeso. A metodologia inovadora, exclusiva e de base ascendente utilizada para sua elaboração incluiu uma extensa análise e ampla participação de toda a comunidade.
O Plano Estratégico identificou 14 objetivos-chave e propôs 52 projetos e medidas para alcançar essa visão ambiciosa. Essas iniciativas abrangem diversas áreas, desde a preservação da biodiversidade até o estímulo à inovação económica, com foco especial na inclusão social e na sustentabilidade ambiental, bem como no aprofundamento da governança territorial.
Destacamos alguns projetos-chave, como:
1. Criação de uma área marítima protegida na Costa Vicentina: Visando a conservação da natureza e da biodiversidade marinha, bem como a salvaguarda do património arqueológico subaquático.
2. Desenvolvimento de estratégias de turismo focadas no marketing territorial: Com o objetivo de promover a identidade, a marca e o turismo de forma sustentável.
3. Promoção da economia circular: Agenda para um futuro económico duradouro e baseado em compromissos com a sustentabilidade certificados internacionalmente.
4. Criação de um núcleo estratégico de apoio às decisões da comunidade: Para garantir um desenvolvimento harmonioso e coeso das Terras do Infante.
Estamos empenhados em continuar a apoiar a implementação e monitorização deste plano, em estreita colaboração com a AMTI, os municípios e a comunidade. Juntos, podemos construir um futuro mais resiliente e próspero para as Terras do Infante.
O documento completo ficará disponível, em breve.