Foi publicado em Diário da República, através do Aviso n.o 25753/2024/2, a aprovação do Plano de Pormenor de Salvaguarda de Santo António de Vale de Poldros, elaborado pela Geo21 – Consultores de Desenvolvimento Territorial, em articulação com a Câmara Municipal de Monção. Este plano visa a proteção e salvaguarda do património “brandeiro” associado ao aglomerado rural de Santo António de Vale de Poldros.
Santo António de Vale de Poldros constitui um conjunto arquitetónico de inestimável valor patrimonial, representando historicamente um ótimo exemplo de povoamento de transumância do gado ligado ao nomadismo e às deslocações de um povoado de montanha, que habitavam estes abrigos, designadas de cardenhas, durante o Verão. Embora nos últimos anos a importância da atividade agrícola e pastoril tenha se atenuado e uma grande parte do património edificado característico deste território tenha se degradado, reconhece-se o grande valor patrimonial deste núcleo de povoamento e de muitas das suas construções tradicionais de montanha que ainda permanecem. Assim, justifica-se um esforço para a salvaguarda e valorização deste conjunto arquitectónico que tem como principais objetivos:
- Conservar e valorizar os edifícios e espaços públicos do aglomerado rural, promovendo a manutenção da sua integridade histórica e ambiental.
- Definir diretrizes urbanísticas claras para projetos futuros, assegurando a harmonia com o ambiente natural e as tradições locais.
- Estimular o desenvolvimento sustentável, potenciando a área como um motor de desenvolvimento económico e turístico.
- Proteger os valores culturais e patrimoniais, minimizando os efeitos negativos de intervenções humanas.
- Garantir que a área continue a desempenhar um papel importante como espaço de memória e ponto de atração para visitantes e estudiosos.
Em suma, além do seu interesse do ponto de vista cultural e social, este território apresenta um potencial relevante como motor de desenvolvimento económico e turístico para o concelho de Monção e região do Alto Minho, que fica agora mais valorizado e protegido com este instrumento de ordenamento e salvaguarda.
Todos os documentos disponíveis em: https://concelho.moncao.pt/pt/menu/1511/plano-de-pormenor-de-salvaguarda-de-santo-antonio-de-vale-de-poldros.aspx