Geo21 – Consultores de desenvolvimento territorial

Aprovação do Plano de Pormenor de Salvaguarda de Santo António de Vale de Poldros

Foi publicado em Diário da República, através do Aviso n.o 25753/2024/2, a aprovação do Plano de Pormenor de Salvaguarda de Santo António de Vale de Poldros, elaborado pela Geo21 – Consultores de Desenvolvimento Territorial, em articulação com a Câmara Municipal de Monção. Este plano visa a proteção e salvaguarda do património “brandeiro” associado ao aglomerado rural de Santo António de Vale de Poldros. 🏡🌳

Santo António de Vale de Poldros constitui um conjunto arquitetónico de inestimável valor patrimonial, representando historicamente um ótimo exemplo de povoamento de transumância do gado ligado ao nomadismo e às deslocações de um povoado de montanha, que habitavam estes abrigos, designadas de cardenhas, durante o Verão. Embora nos últimos anos a importância da atividade agrícola e pastoril tenha se atenuado e uma grande parte do património edificado característico deste território tenha se degradado, reconhece-se o grande valor patrimonial deste núcleo de povoamento e de muitas das suas construções tradicionais de montanha que ainda permanecem. Assim, justifica-se um esforço para a salvaguarda e valorização deste conjunto arquitectónico que tem como principais objetivos: 

  • Conservar e valorizar os edifícios e espaços públicos do aglomerado rural, promovendo a manutenção da sua integridade histórica e ambiental.
  • Definir diretrizes urbanísticas claras para projetos futuros, assegurando a harmonia com o ambiente natural e as tradições locais.
  • Estimular o desenvolvimento sustentável, potenciando a área como um motor de desenvolvimento económico e turístico.
  • Proteger os valores culturais e patrimoniais, minimizando os efeitos negativos de intervenções humanas.
  • Garantir que a área continue a desempenhar um papel importante como espaço de memória e ponto de atração para visitantes e estudiosos.

Em suma, além do seu interesse do ponto de vista cultural e social, este território apresenta um potencial relevante como motor de desenvolvimento económico e turístico para o concelho de Monção e região do Alto Minho, que fica agora mais valorizado e protegido com este instrumento de ordenamento e salvaguarda. 

Todos os documentos disponíveis em: https://concelho.moncao.pt/pt/menu/1511/plano-de-pormenor-de-salvaguarda-de-santo-antonio-de-vale-de-poldros.aspx

Partilhar nas redes sociais