Foi com grande satisfação que concluímos a primeira viagem de monitorização às áreas de intervenção das ilhas do Pico, Faial, Graciosa e São Jorge, no âmbito do projecto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010), na região dos Açores.
Este projecto, que é conduzido para a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática – Governo dos Açores (SRAAC), engloba 20 áreas classificadas nas nove ilhas do Açores. Os trabalhos de monitorização, que tiveram inicio em Dezembro de 2023, vão decorrer durante 4 anos, sendo 2027 o ano do término do projecto.
Os principais objetivos das intervenções LIFE IP AZORES NATURA são contribuir significativamente para a conservação das espécies e habitats da Rede Natura 2000 do Arquipélago dos Açores, através do controlo da flora invasora, da exclusão do pastoreio e da plantação de espécies nativas. Além disso, a monitorização técnica visa avaliar os impactos das intervenções decorridas no âmbito do projeto, a fim de permitir à SRAAC comunicar os resultados à Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA)
Nesta primeira etapa, visitamos as ilhas do Pico, Faial, Graciosa e São Jorge ao longo de 12 dias. Passamos 2 dias no Pico, 1 dia no Faial, 1 dia na Graciosa e 2 dias em São Jorge.
Estamos ansiosos por setembro para retomar e concluir a monitorização anual nas outras cinco ilhas .