A governança territorial pode ser traduzida pelo envolvimento dos múltiplos atores públicos, privados e associativos em projetos de interesse comum que fomentam o desenvolvimento de base local (Ferrão, 2012). Entre esses projetos, aponta-se, por exemplo, a criação de polos empresariais, ou o associativismo e o cooperativismo comunitário, que no geral visam resolver problemáticas locais comuns a vários interessados (Reis, 2024).
A Governação, que pode ser traduzida pela arte de conduzir as políticas de gestão e desenvolvimento, nos diferentes níveis administrativos, designadamente pelas autarquias locais, pressupõe nos dias de hoje que esta esteja alinhada não só com os princípios da eficiência, eficácia e economia mas também com o paradigma do desenvolvimento sustentável e com uma governação participativa (Geo21, 2024).
A Geo21, através do apoio à construção de estratégias eficazes e participadas, pode ser um aliado valioso não só para melhorar a governança local, fortalecer a participação cidadã e garantir um desenvolvimento harmonioso a partir de cada uma das comunidades, como para apoiar os governos locais na melhoria do seu desempenho, transparência e informação, assim como no planeamento do desenvolvimento, na criação de infraestruturas e equipamentos que visem a coesão territorial.
Processo desenvolvido num espirito democrático e cooperativo que envolveu quatro fases complementares: a primeira para definir o modelo de entidade de gestão para a AIGP; a segunda para constituir a entidade associativa/cooperativa, após decidido o caminho de UGF; a terceira para criar e designar a entidade gestora da AIGP-CVM, incluindo o estabelecimento de protocolo com a CMM; e a quarta para reconhecer a entidade gestora como UGF.
A Geo21 esteve presente na criação da ADLCS – Associação de Desenvolvimento Local Caramulo Sentido ADL. A criação desta associação tem como principal objetivo aplicar uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de uma estratégia de desenvolvimento local, que proporcione o aumento da representatividade sobre os instrumentos que podem ser desenvolvidos no sentido da criação de valor e capacidade de investimento para o desenvolvimento deste território.
O apoio à dinamização e comunicação da Associação de Desenvolvimento Serras Norte de Ourém (ADN-SNO) visa reforçar a presença e a atuação da associação no território, promovendo uma comunicação mais eficaz com a comunidade e os parceiros locais. Este apoio envolve a criação e divulgação de conteúdos informativos sobre as atividades, projetos e oportunidades disponíveis, assim como a dinamização de iniciativas que promovam o desenvolvimento local sustentável.
Através de estratégias de comunicação adequadas, pretende-se valorizar os recursos do território, envolver a população e apoiar a concretização da missão da ADN-SNO no estímulo à coesão social, à valorização dos recursos endógenos e à inovação rural.
O desenvolvimento do website da Junta de Freguesia de Ninho do Açor e Sobral do Campo, no concelho de Castelo Branco, é um exemplo do compromisso da Geo21 com a digitalização e modernização das freguesias.
A nova plataforma digital reforça a proximidade com a população, permitindo o acesso fácil a avisos, documentos oficiais, contactos e informações úteis sobre os serviços da Junta. Valoriza ainda o território, através de conteúdos sobre a história local, o património, os percursos pedestres e as tradições culturais da freguesia.
Com um design responsivo, intuitivo e adaptado à identidade da comunidade, o site promove a transparência, a participação cívica e uma gestão autárquica mais eficiente.
Visite a página da Junta de Freguesia de Ninho do Açor e Sobral do Campo.
O desenvolvimento do website da Junta de Freguesia de Revelhe, no concelho de Fafe é um instrumento fundamental de comunicação e proximidade com a população.
O site permite a divulgação de avisos, documentos e informações úteis, promovendo a transparência e facilitando o acesso aos serviços da Junta. Inclui também conteúdos que valorizam o território, como a história, o património, percursos pedestres e as tradições locais.
Com um design simples, responsivo e adaptado à identidade da freguesia, esta plataforma digital contribui para uma gestão mais eficiente e participada.
A Geo21 desenvolveu o website da Junta de Freguesia de Gostei, no concelho de Bragança, com o objetivo de reforçar a comunicação institucional e promover o território junto da comunidade local e dos visitantes.
A plataforma digital disponibiliza informação atualizada sobre a freguesia, incluindo avisos, documentos oficiais, contactos úteis e notícias da Junta. Para além disso, valoriza a identidade local através de conteúdos dedicados ao património, eventos, gastronomia e às tradições de Gostei.
O website apresenta um design funcional e responsivo, adaptado a todos os dispositivos, promovendo uma maior proximidade com os cidadãos e apoiando uma gestão autárquica mais eficiente, transparente e participativa.
A Geo21 desenvolveu a app “Leomil” para facilitar a descoberta da freguesia por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Descobrir Turquel” para facilitar a descoberta da vila por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Descobrir Mondalva” para facilitar a descoberta freguesia de S. Pedro de Alva e S. Paio do Mondego, por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Brasfemes Guide” para facilitar a descoberta da freguesia por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Unhais da Serra” para facilitar a descoberta da vila por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Vilares e Carnicães” para facilitar a descoberta freguesia por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Visit monte Real e Carvide” para facilitar a descoberta da freguesia por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Alpedrinha” para facilitar a descoberta da vila por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Terras Herculano e Santa Maria” para facilitar a descoberta freguesia por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Find Arrouquelas” para facilitar a descoberta da freguesia por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Find Ribafeita” para facilitar a descoberta da vila por moradores e visitantes. Organizada em secções de História e Cultura, Património Natural, Eventos, Gastronomia, Percursos Pedestres e Cicloturismo e Avisos Úteis, a aplicação oferece informação detalhada e atualizada sobre cada tema. Inclui ainda um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir e atualizar conteúdos em tempo real, além de suporte offline para garantir acesso mesmo sem rede. Uma solução intuitiva e acessível que valoriza o território e fortalece o turismo local.
A Geo21 desenvolveu a app “Descobrir Peva e Segões” para promover uma ligação autêntica com os locais magníficos que caracterizam esta união de freguesias do concelho de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu. Organizada em secções de “Descobrir”, “Percursos Pedestres” “Onde Dormir” “Programação” e “Notícias” a aplicação oferece uma experiência completa e enriquecedora para moradores e visitantes. Com conteúdos atualizados e um back-office que permite à Junta de Freguesia gerir a informação em tempo real, inclui ainda suporte offline, garantindo acesso mesmo sem ligação à internet. Uma ferramenta intuitiva que valoriza o território e dinamiza o turismo local.
Produção de vídeos promocionais que destacam o património, o percursos pedestres e os projetos desenvolvidos no território. Temos o objetivo de comunicar de forma clara e apelativa o valor local, aproximando as comunidades dos seus espaços e apelando à visita. Através da imagem, damos visibilidade ao que se faz e reforçamos a identidade de cada lugar.