Terminamos a semana em campo, ao lado da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), com a vistoria e homologação de dois percursos pedestres na freguesia de Brasfemes, concelho de Coimbra, uma iniciativa que visa promover e preservar o património natural e cultural da região.
𝐏𝐑𝟕 𝐂𝐁𝐑 | 𝐑𝐨𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐀́𝐠𝐮𝐚 𝐞 𝐝𝐚 𝐏𝐞𝐝𝐫𝐚
Com 7,63 km de extensão, este percurso circular explora os cursos de água e fontes da região, com destaque para a Cascata do Rio da Velha, a Fonte de Santo António e as cascatas de Gondiléu e do Açude. A rota, que começa no Largo Marcelino Ivo de Vasconcelos, também reflete a presença histórica da pedra, com antigas pedreiras e construções de cantaria. A ligação entre água, pedra e tradição é evidente ao longo do percurso, que termina na Igreja Matriz de Brasfemes.
𝐏𝐑𝟖 𝐂𝐁𝐑 | 𝐑𝐨𝐭𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐎𝐫𝐪𝐮𝐢́𝐝𝐞𝐚𝐬
Com 5,47 km, esta rota circular leva os caminhantes a explorar o mundo fascinante das orquídeas endémicas da região, além de pontos históricos e paisagísticos. Atravessa zonas agrícolas, olivais e vinhas, e passa por ruínas de antigos moinhos de vento. Este percurso reforça o projeto de valorização das orquídeas, que são uma das principais riquezas naturais de Brasfemes, e termina no ponto de partida, no Largo da Fonte Velha.
Este projeto não só promove a preservação do património cultural e natural de Brasfemes, como também visa dinamizar a economia local e fortalecer a identidade da região, criando condições para o turismo e para o usufruto da comunidade local.